Objetivos
- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;
- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e comunidades enquadráveis nesse conceito;
- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;
- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos;
- Elencar e compreender as transformações cruciais operadas no tempo longo abarcado pela Proto-História.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta Unidade Curricular os alunos devem:
- compreender e aplicar criticamente o conceito de Proto-história.
- demonstrar um conhecimento genérico das fontes históricas relacionadas com a disciplina.
- saber manipular (e confrontar) as fontes de natureza histórica e arqueológica na análise das realidades passadas.
- conhecer as principais culturas e comunidades da Europa Proto-histórica, identificando correctamente os seus principais indicadores arqueológicos.
- relacionar entre si as diversas comunidades da Europa Proto-histórica, explicando os respetivos quadros internos de desenvolvimento, e também as suas correlações externas (designadamente, ao nível dos contactos e intercâmbios que estabeleceram entre si).
- identificar os materiais mais representativos deste período, relacionando-os com as diversas regiões estudadas.
- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;
- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e comunidades enquadráveis nesse conceito;
- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;
- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos;
- Elencar e compreender as transformações cruciais operadas no tempo longo abarcado pela Proto-História.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta Unidade Curricular os alunos devem:
- compreender e aplicar criticamente o conceito de Proto-história.
- demonstrar um conhecimento genérico das fontes históricas relacionadas com a disciplina.
- saber manipular (e confrontar) as fontes de natureza histórica e arqueológica na análise das realidades passadas.
- conhecer as principais culturas e comunidades da Europa Proto-histórica, identificando correctamente os seus principais indicadores arqueológicos.
- relacionar entre si as diversas comunidades da Europa Proto-histórica, explicando os respetivos quadros internos de desenvolvimento, e também as suas correlações externas (designadamente, ao nível dos contactos e intercâmbios que estabeleceram entre si).
- identificar os materiais mais representativos deste período, relacionando-os com as diversas regiões estudadas.
- Professor: Andreia Catarina Magalhães Arezes
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU023