Opções de inscrição

Objetivos

- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e comunidades enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos;

- Elencar e compreender as transformações cruciais operadas no tempo longo abarcado pela Proto-História.
Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular os alunos devem:

- compreender e aplicar criticamente o conceito de Proto-história.

- demonstrar um conhecimento genérico das fontes históricas relacionadas com a disciplina.

- saber manipular (e confrontar) as fontes de natureza histórica e arqueológica na análise das realidades passadas.

- conhecer as principais culturas e comunidades da Europa Proto-histórica, identificando correctamente os seus principais indicadores arqueológicos.

- relacionar entre si as diversas comunidades da Europa Proto-histórica, explicando os respetivos quadros internos de desenvolvimento, e também as suas correlações externas (designadamente, ao nível dos contactos e intercâmbios que estabeleceram entre si).

- identificar os materiais mais representativos deste período, relacionando-os com as diversas regiões estudadas.
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU023
O acesso de visitantes a esta unidade curricular não é permitido, por favor, autentique-se