Programa
1. Iniciação à musicalidade literária
1.1. Os meios da mimese: ritmo, linguagem e melos
1.2. Ritmo acentual e ritmo prosódico-semântico
1.3. Elocução verbal e melopeia
1.4. Prosa e verso, metro e verso livre
1.5. Tipos de relações externas entre literatura e música
2. Literatura portuguesa e música
3. Perspetiva diacrónica de uma relação constante
4. Dois casos de estudo na Idade Média
4.1. Martin Codax e D. Dinis: notação musical da poesia
4.2. O trovador como poeta, compositor e intérprete
4.3. Análise e audição de reconstituições modernas
5. Dois casos de estudo na Idade Contemporânea
5.1. A instrumentação verbal de Camilo Pessanha
5.1.1. Leitura e análise de textos de Clepsidra (1920)
5.2. As “metamorfoses musicais” de Jorge de Sena
5.2.1. Arte de Música (1968): diálogo entre as duas artes
5.2.2. Evocação, meditação, transposição: leituras e análises
1. Iniciação à musicalidade literária
1.1. Os meios da mimese: ritmo, linguagem e melos
1.2. Ritmo acentual e ritmo prosódico-semântico
1.3. Elocução verbal e melopeia
1.4. Prosa e verso, metro e verso livre
1.5. Tipos de relações externas entre literatura e música
2. Literatura portuguesa e música
3. Perspetiva diacrónica de uma relação constante
4. Dois casos de estudo na Idade Média
4.1. Martin Codax e D. Dinis: notação musical da poesia
4.2. O trovador como poeta, compositor e intérprete
4.3. Análise e audição de reconstituições modernas
5. Dois casos de estudo na Idade Contemporânea
5.1. A instrumentação verbal de Camilo Pessanha
5.1.1. Leitura e análise de textos de Clepsidra (1920)
5.2. As “metamorfoses musicais” de Jorge de Sena
5.2.1. Arte de Música (1968): diálogo entre as duas artes
5.2.2. Evocação, meditação, transposição: leituras e análises
- Professor: Luís Fernando Adriano Carlos
- Professor: Maria Luísa Malato da Rosa Borralho Ferreira da Cunha
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: LEI013