Objetivos

- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;

- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e comunidades enquadráveis nesse conceito;

- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;

- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos;

- Elencar e compreender as transformações cruciais operadas no tempo longo abarcado pela Proto-História.
Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular os alunos devem:

- compreender e aplicar criticamente o conceito de Proto-história.

- demonstrar um conhecimento genérico das fontes históricas relacionadas com a disciplina.

- saber manipular (e confrontar) as fontes de natureza histórica e arqueológica na análise das realidades passadas.

- conhecer as principais culturas e comunidades da Europa Proto-histórica, identificando correctamente os seus principais indicadores arqueológicos.

- relacionar entre si as diversas comunidades da Europa Proto-histórica, explicando os respetivos quadros internos de desenvolvimento, e também as suas correlações externas (designadamente, ao nível dos contactos e intercâmbios que estabeleceram entre si).

- identificar os materiais mais representativos deste período, relacionando-os com as diversas regiões estudadas.
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU023
Objetivos

É objetivo desta Unidade Curricular promover o estudo das Civilizações do Próximo Oriente Antigo. Os estudantes devem identificar e definir as principais características (económicas, sociais, tecnológicas, políticas, militares, religiosas e artísticas) das diversas sociedades do Próximo Oriente e do Mediterrâneo Oriental, com enfoque na Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Os estudantes devem também ser capazes de enquadrar no tempo e no espaço a emergência das diferentes civilizações em análise, e de reflectir sobre a complexidade dos respetivos processos de construção, evolução e decadência.



Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular, os estudantes devem:

- perceber a natureza das fontes disponíveis e as problemáticas que estas colocam aos investigadores;

- conhecer a geografia dos territórios estudados e correlacionar diferentes espaços com os poderes neles estabelecidos;

- perceber o entrelaçamento da dimensão política, militar e religiosa e as implicações decorrentes de tal circunstância;

- caracterizar os modos de vida das distintas comunidades pré-clássicas do Próximo Oriente e Mediterrâneo Oriental;

- compreender os avanços e conquistas implementados por essas comunidades e articulá-los com o enquadramento cronológico devido;

- identificar as expressões artefactuais e artísticas mais representativas dos diferentes espaços e tempos estudados.
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU028
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU020
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU038
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU067
Período: 1ºSemestre
Unidade Orgânica: FLUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: ARQU049