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Planeamento e Gestão do Território
| Código: | GEOGR091 | Sigla: | PGT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Geografia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| GEOGR | 86 | Plano Oficial em vigor(2023) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking studentsObjetivos
Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar.
Identificar os princípios e políticas de ordenamento do território e gestão do território.
Identificar os principais objetivos e dificuldades do planeamento do território.
Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal.
Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território.
Resultados de aprendizagem e competências
Reconhecer as principais opções de planeamento do território.
Possuir competências relacionadas com a execução e análise de planos de ordenamento do território.
Usar adequadamente os sistemas de informação geográfica para a elaboração de planos.
Relacionar de forma adequada as características de um território com as opções de planeamento.
Compreender a relação entre planeamento e gestão do território a importância das diferentes formas de gestão.
Modo de trabalho
PresencialPré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Componente teórica:
-
Planeamento territorial: teorias e modelos
- Objetivos e dificuldades do planeamento
- Sistema de gestão territorial - exemplos
- Planeamento territorial à escala nacional - PNPOT, programas setoriais e programas estratégicos
- Planeamento territorial à escala regional - PROT
-
Planeamento territorial à escala municipal - PDM, PU, PP
1. Técnicas de planeamento do território
1.1. Estratégias de análise
1.2. Definição e construção de indicadores de análise.
Bibliografia Obrigatória
Direção Geral do Território; Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território, 2020 (https://pnpot.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/SQ_Vconc_PNPOT_1.pdf)CONDESSO, F. ; Ordenamento do Território,, Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, 2005
DASÍ, J., GONZALEZ, J. ; Ordenación del Territorio y Desarrollo Territorial - El gobierno del território en Europa: tradiciones, contextos, culturas y nuevas visiones, Ediciones Trea, 2004
FERRÃO, J. ; O Ordenamento do Território como Política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011
Healey, P. ; Making Better Places : the planning project in the 21st century, Palgrave-Macmillan., 2010
João Mourato (tradutor); João Ferrão (revisão e adaptação),; GLOSSÁRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, DGOTDU, 2011 (João Mourato (tradutor); João Ferrão (revisão e adaptação), Série Títulos Gerais (Edição digital),,)
MORPHET, J.; Effective Planning in Spatial Planning, Routledge,, 2011
Portas N., Domingues A., Cabral, J.; Políticas Urbanas e Tendências, estratégias e oportunidades, FCG, 2003
Rydin, Y. ; The future of planning: Beyond Growth Dependence., Policy Press, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino selecionadas visam responder às necessidades formativas dos estudantes, tendo a componente teórico-prática por finalidade abordar os conteúdos do programa, implicando a participação e responsabilização dos alunos no processo de aprendizagem, através de discussões alargadas, de reflexão sobre os conteúdos teóricos, aquisição de conceitos, noções e relações.
Utilizam-se metodologias expositivas, participativas e colaborativas, com recurso à discussão, à reflexão orientada e utilização dos SIG e considera-se ainda:
- Orientação tutorial personalizada;
- Conferência(s) por especialistas de ordenamento e planeamento do território;
- Trabalho de pesquisa em planeamento territorial na Área Metropolitana do Porto.
Software
ArcMap/ArcGis ProExcel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame finalComponentes de Avaliação
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 35,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 60,00 |
| Estudo autónomo | 61,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente prática 50% + Componente teórica 50%
(Trabalho de projeto X 0,5) + (1 Teste 0,35 + mini relatorios 0,15)
Para obtenção da aprovação na disciplina, nenhuma das componentes (teórica e prática) poderá registar classificação inferior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20)
A componente de avaliação designada por "Teste" inclui uma prova escrita a realizar em data a combinar no início do ano e relatórios individuais realizados ao longo do ano.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que não puderem realizar alguma ou todas as provas previstas na avaliação ao longo do ano, serão avaliados em exame final teórico-prático, o qual incluirá uma componente prática e pode prever prova oral.
Melhoria de classificação
É possível a melhoria de classificação apenas à componente teórica.