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Organização e Gestão de Empresas
Código: | L.EGI031 | Sigla: | OGE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia e Gestão Empresarial |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial |
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EGI | 116 | Plano Oficial do ano letivo | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Docência - Responsabilidades
Docente | Responsabilidade |
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Américo Lopes de Azevedo | Regente |
Docência - Horas
Teóricas: | 2,00 |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
Américo Lopes de Azevedo | 2,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 4 | 8,00 |
António Henrique Mendes de Almeida | 3,50 | ||
Américo Lopes de Azevedo | 2,00 | ||
Maria Gabriela Beirão dos Santos | 2,50 |
Língua de trabalho
PortuguêsObjetivos
Transmitir aos alunos os fundamentos e os principais conceitos inerentes à função organizativa e de gestão. Propcura-se proporcionar uma visão integrada dos principais modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para desenhar, desenvolver e implementar com sucesso uma dada estrutura organizacional adequada a um modelo de negócio específico.É igualmente objectivo, desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interatuar com a sua envolvente externa (ambiente geral e específico) e, com base na posição atual, como planear (formular) estratégias adequadas ao seu desenvolvimento futuro. É dada ênfase ao desenho organizacional, aos principais mecanismos de controlo e às abordagens para melhoria organizacional.
Explora-se igualmente as questões inerentes à gestão orientada a projetos numa lógica de múltiplos stakeholders e critérios.
Resultados de aprendizagem e competências
No final os estudantes devem ser capazes de:
OBJ1 - Descrever os fundamentos associados ao sistema conceptual da organização.
OBJ2 - Enumerar os vários sub-sistemas que compõem uma organização. Descrever o ambiente organizacional. OBJ3 - Descrever os conceitos e princípios do desenho organizativo.
OBJ4 - Enumerar e descrever as formas principais que uma organização pode adoptar.
OBJ5 - Compreender, explicar e desenvolver o sistema de planeamento e controlo de gestão.
OBJ6 - Compreender a importância da atração do capital humano no âmbito do desenvolvimento das organizações.
OBJ7 – Compreender os fundamentos subjacentes aos comportamentos humanos que conduzem ao desempenho profissional nas organizações.
OBJ8 – Ser capaz de utilizar o conhecimento inerente à resolução criativa de problemas para liderar equipas de forma mais eficaz.
OBJ9 - Entender e aplicar os princípios gerais de gestão por projetos.
OBJ10 - Ser capaz de estruturar e avaliar alternativas de projetos.
OBJ11- Ser capaz de organizar, planear e controlar projetos.
Modo de trabalho
PresencialPrograma
Parte I
1 – Fundamentos
Organização e a função de Gestão.
Evolução cronológica.
A Organização e o Meio Ambiente.
2 – Desenho Organizacional
Abordagens mecanicistas e orgânicas.
Estruturas e modelos.
3 – Planeamento e Tomada de Decisão
Níveis de planeamento, processo de planeamento e ferramentas
4 – Controlo de Gestão
Processo e principais ferramentas
Parte II
Gestão de Projetos
Gestão por projetos. Tipos e caraterísticas dos projetos. Avaliação multi-critério de ideias.
Planeamento de projetos.
Gestão da colaboração; mecanismos de comunicação; gestão da mudança; fatores críticos de sucesso. Questões culturais e aspetos informais na gestão de projetos.
Gestão ágil de projetos: princípios gerais e implicações práticas.
Bibliografia Obrigatória
Gareth R. Jones ; Organizational Theory, Design, and Change , PearsonSnell Scott A.; Principles of human resource management. ISBN: 978-0-324-59330-3
Bibliografia Complementar
David Boody; Management: An Introduction , PearsonSebastião Teixeira; Gestão das Organizações , McGraw Hill
Kathryn M. Bartol, David C. Martin; Management. ISBN: 0-07-005722-2
Jack Meredith / Samuel Mantel; Project Management – A managerial Approach, 2005. ISBN: John Wiley & Sons, Inc.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A lecionação desta disciplina baseia-se nas seguintes atividades complementares de ensino e de aprendizagem, e correspondente avaliação:
- Aulas teóricas de exposição dos conceitos acompanhadas com apresentação de casos
- Aulas práticas com discussão de casos
- Realização de dois trabalhos em equipa (4 a 5 elementos) - orientados a cada uma das partes do programa.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de empresasTipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame finalComponentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 63,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência
- Frequência das aulas da disciplina (não exceder o limite de faltas: em conformidade com o definido no REGULAMENTO ESPECÍFICO DE AVALIAÇÃO DE DISCENTES DA FEUP, Artº6º - 6.3) e realização dos trabalhos práticos previstos.
- Será tido em conta também o definido no ponto 7.4 do Artº7º.
Importante: o registo de frequência de presença será considerado no arranque da aula (através de registo em folha de presenças ou realização presencial do quizz a ser considerado na sessão)
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = 0,40*EF + 0,20*AP1 + 0,20*AP2 + 0,20*PSendo:
EF: exame final
AP1: avaliação prática - Avaliação resultante trabalhos prático #1 realizado em grupo;
AP2: avaliação prática - Avaliação resultante trabalhos prático #2 realizado em grupo;
P: avaliação de participação presencial nas aulas - resultante dos quiz submetidos presencialmente na aula a que dizem respeito (relativas a cada um dos casos de estudo previstos)
A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas:
- exame final: mínimo de 40%
- trabalho prático em grupo: mínimo de 40%
No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos (individuais e/ou de equipa) e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores.
Todos os trabalhos recebidos após a data definida sofrerão uma penalização ao nível da avaliação.
A frequência das aulas é fundamental. Se por motivo de força maior tiverem de faltar a alguma das aulas é expectável que informem com antecedência os docentes envolvidos.
Provas e trabalhos especiais
- exame final, sem consulta- dois trabalhos práticos, realizados em grupo
- "quizzes" relativos a cada um dos casos
(a avaliação dos trabalhos de grupo inclui a respectiva sessão de apresentação e discussão)
Os estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos .
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas, poderão optar pelo seguinte modelo de avaliação: realização de três trabalhos individuais (resolução de Caso de Estudo (20%) e dois trabalhos de análise e desenho organizacional (20%+20%)) e Exame Individual (40%)
Melhoria de classificação
Apenas a componente escrita (exame) pode ser objecto de melhoria;
Observações
Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de os trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.
Qualquer comportamento considerado inaceitável (p.e. fraude, plágio) não será tolerado e resultará num processo disciplinar.