Todas as categorias

Página:  1  2  (Seguinte)
  TODOS

MOODLE

Pergunta:

Acesso - Posso inscrever um estudante na minha UC?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

A gestão de utilizadores - docentes e estudantes - é feita de forma automática várias vezes ao dia em sincronia com a informação constante do sistema de informação - Sigarra - com base na distribuição de serviço e da definição de gestores de conteúdo para os Professores e, no caso dos Estudantes, com base nas inscrições da UC (e não da turma).

A única inscrição manual de estudantes válida diz respeito à existência de estudantes inscritos para melhoria de nota que tenham frequentado a UC no ano anterior.

Tags:

Pergunta:

Acesso - Posso ocultar conteúdos mediante algumas condições?

(Última edição: segunda-feira, 2 de setembro de 2024 às 12:48)
Resposta:

Sim, tem de recorrer à secção Condições de acesso no conteúdo em questão e aí adicionar os requisitos que façam sentido.

Por exemplo, se pretender uma condição temporal, deve selecionar Data e configurá-la da seguinte forma para que o conteúdo fique visível para estudantes apenas a partir do dia 29 de fevereiro. Neste caso a configuração deveria ser como se ilustra na imagem.



Pergunta:

Acesso - Posso restringir o acesso de determinados recursos/atividades apenas a alguns estudantes?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Sim, nas configurações do recurso ou atividade, no parâmetro Condições de acesso pode restringir o acesso ao conteúdo a um ou mais utilizadores, por via da opção Perfil do utilizador ou Grupo.


Pergunta:

Acesso - Posso ter as minhas secções totalmente ocultas?

(Última edição: segunda-feira, 2 de setembro de 2024 às 12:59)
Resposta:

Sim. Normalmente, o nome da secção fica legível com a indicação de Não disponível. Se as quiser ocultar por completo:

  • aceda às Configurações da UC;
  • na secção Formato da unidade curricular, altere a opção Secções ocultas para As secções ocultas serão completamente invisíveis;
  • Grave as alterações.



Pergunta:

Acesso - Vou fazer melhoria de nota e não estou inscrito na UC. Como posso aceder?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Nestes casos um dos docentes tem de nos notificar através de mensagem para apoio.elearning@uporto.ptindicando o seu número de estudante e a UC a que deve ser inscrito.

O processo de melhoria de classificação não está automatizado e este tem de ser o procedimento a seguir.



Pergunta:

Anonimato na atividade workshop

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

A atividade workshop, por definição, não é anónima. Quando desejar ter uma atividade workshop em que o anonimato dos autores seja garantido, antes de a disponibilizar aos estudantes deve notificar-nos através de mensagem para apoio.elearning@uporto.pt. Deverá indicar a unidade curricular e nome da atividade, se existir mais do que um.


Pergunta:

Como posso escolher uma imagem para ilustrar a minha UC?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Deve aceder à opção Configurações no contexto da UC. Envie uma imagem - por exemplo arrastando-a do seu computador - para o campo Imagem de apresentação da UC.

Grave as alterações no fundo da página.


Pergunta:

Conteúdos - Os estudantes podem inserir ficheiros na página da UC?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Não, os estudantes não têm permissão de edição no Moodle e, como tal, não podem adicionar recursos (ficheiros) na página de uma UC.

Caso pretenda que os estudantes colaborem na UC por via da partilha de ficheiros pode recorrer a atividades como, por exemplo, o fórum ou a base de dados.


Pergunta:

Fórum - Enviei uma nova mensagem/aviso na minha UC, mas os estudantes não a receberam.

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:
Deve verificar se o Fórum de Avisos da UC está disponível/visível para estudantes.
Só com a atividade no modo visível garante que o estudante a visualiza no Moodle e que uma cópia dessa mensagem é enviada para o email institucional do estudante.

Pergunta:

Fórum - O que devo fazer para enviar mensagens programadas no Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:
Está disponível a opção de agendamento de mensagens via fórum, que permite programar esse envio. No fórum deve criar um novo tópico, preencher os campos de “Assunto” e “Mensagem” e clicar no link “Avançado”. No item “Período de visualização” vai preencher a caixa de “Ativar” e definir o intervalo de datas em que a mensagem deve estar visível, preenchendo os campos “Visível a partir de” e “Visível até” (se aplicável). Não esquecer de guardar as alterações no botão “Submeter“.

Pergunta:

Grupos - Posso importar a composição dos grupos de estudantes?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Sim, através de um ficheiro CSV (pode criá-lo no Excel) basta ter uma coluna com a identificação do estudante e outra com o grupo a que pertence. 

Acede a esta funcionalidade clicando no separador Participantes, no drop-menu com a roda dentada selecione Grupos e depois clique em Importar utilizadores para gruposNaturalmente isto não se aplica às turmas que são geridas dinamicamente pelo sistema.

Tutorial vídeo


Pergunta:

Notificações - Como desativo as notificações que recebo por e-mail das submissões de Trabalhos Turnitin via Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Para desligar as notificações, e assim evitar receber este tipo de mensagens, cada utilizador pode aceder ao seu perfil e desligar determinadas opções. 

Uma vez no Moodle, deve clicar no canto superior direito na foto/sigla, selecionar Preferências e depois Preferências das notificações. Atenção, ao fazê-lo desativa todas as notificações Turnitin, pois a ação é ao nível da plataforma e não da UC.


Pergunta:

Notificações - Como posso notificar os meus estudantes de que há uma alteração num conteúdo específico?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Pode assinalar a opção para notificar estudantes nas configurações de cada conteúdo no fundo da página, de acordo com a imagem:

Esta notificação segue para todos os participantes (docentes incluídos) da UC. Use-a com parcimónia.


Pergunta:

Progresso - Os estudantes conseguem saber quais os recursos já visualizados e as atividades que já concluiram?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Os estudantes poderão ter uma perspetiva geral do seu progresso na UC, ou seja, identificar mais facilmente os recursos já visualizados e as atividades já concluídas,se o docente na configurações dos conteúdos acautelar a definição desses critérios no parâmetro Conclusão da atividade.


Pergunta:

Reciclagem - Apaguei erradamente conteúdos da minha UC. Posso recuperá-los?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Durante 14 dias, os conteúdos apagados da página principal da UC ficam disponíveis na reciclagem da UC.

Ainda assim aconselha-se precaução na gestão de conteúdos e atividades.


Pergunta:

Testes - Os estudantes podem justificar as respostas que dão?

(Última edição: sexta-feira, 4 de outubro de 2024 às 10:27)
Resposta:

Sim, existe uma funcionalidade nos testes insere uma caixa de texto livre por baixo de todas as perguntas para que os estudantes justifiquem as respostas fornecidas.

Isso é configurável alterando o Comportamento das perguntas para que seja Justificação de respostas, nas configurações do teste.

O resultado para os estudantes é o seguinte:



Pergunta:

Third-party cookies no Panopto

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

O Panopto utiliza third-party cookies para reconhecer a autenticação de cada utilizador e permitir-lhe assim aceder aos conteúdos vídeo. Para o processo ter lugar é necessário que o browser usado esteja a permitir os third-party cookies. Deve ativá-los se num vídeo incorporado no moodle lhe surgir persistentemente uma janela de autenticação (ainda que já se encontre autenticado) ou lhe surgirem os erros "Sign-in succeeded but your browser isn’t accepting cookies. Third-party cookies may be disabled" ou "Enable third-party cookies for your site in your browser, then refresh the page to continue".

As instruções para ativar estes cookies podem ser encontradas nesta página de suporte.


Pergunta:

Trabalhos - Sou docente, como posso usar o Turnitin na minha UC no Moodle?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Sim, pode usar o Turnitin no Moodle de duas formas: adicionando uma atividade do tipo Trabalho Turnitin, ou ativando a opção Configurações Turnitin nos trabalhos.

Com esta segunda opção pode configurar a entrega de trabalhos de grupo, no entanto apenas o elemento do grupo que submete o trabalho visualiza o relatório de similaridadeOs restantes elementos do grupo apenas visualizam a percentagem (%) de similaridade, a avaliação e comentários/ficheiros de feedback, se aplicável.


Pergunta:

Tutoriais - Há algum sítio onde possa consultar guias e tutoriais?

(Última edição: sexta-feira, 22 de novembro de 2024 às 17:43)
Resposta:

Sim, a unidade de Inovação Educativa está permanentemente a aumentar o número de tutoriais vídeo e de FAQs que estão à disponibilidade da Comunidade U.Porto no espaço Tutoriais e FAQs


Pergunta:

Workshop - O que é e para que serve?

(Última edição: sexta-feira, 5 de julho de 2024 às 15:46)
Resposta:

Com o workshop pode desenvolver atividades de avaliação de pares no Moodle. Os estudantes começam por submeter os seus trabalhos, sendo as várias submissões depois distribuídas entre os pares para serem avaliadas de acordo com uma escala ou critérios definidos pelo docente.



Página:  1  2  (Seguinte)
  TODOS