Todas as obras de Engenharia Civil (edifícios, pontes, estradas, vias férreas, túneis, portos, barragens, etc.) têm o seu comportamento, logo, também, a conceção, o projeto, a construção e a própria exploração, dependentes do comportamento mecânico e hidráulico dos maciços terrosos e rochosos nos terrenos em que interferem. A grande maioria destas construções concentra-se nas áreas mais densamente povoadas, isto é, perto da costa, nas margens ou junto à foz de grandes rios, logo, em zonas geologicamente recentes, onde a superfície da Terra está tipicamente coberta por camadas de solos brandos, por vezes com grande espessura.
OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos, à luz da mecânica dos solos convencional e da teoria dos estados críticos.
OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos, à luz da mecânica dos solos convencional e da teoria dos estados críticos.
- Professor: Cristiana Maria da Fonseca Ferreira
- Professor: António Joaquim Pereira Viana da Fonseca
- Professor: António Milton Topa Gomes
- Professor: José Eduardo Tavares Quintanilha de Menezes
- Professor: Sara Rios da Rocha e Silva
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FEUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: L.EC029