Os benefícios do exercício físico e da prática desportiva para a Saúde são sobejamente conhecidos.
Com estes benefícios surge o elevado risco de lesão músculo-esquelética e o impacto destas para o atleta, equipa que representa, família e, em última instância, sociedade em geral.
Este risco relaciona-se com uma complexa interação de variáveis que incluem fatores intrínsecos ao atleta e fatores relacionados com o meio que o envolve.
O conhecimento destes fatores e da forma como interagem entre si, associado ao aprofundado conhecimento da lesão, do gesto desportivo e dos mecanismos que estão na sua génese, podem permitir ao treinador reconhecer precocemente o atleta em risco, intervir de forma preventiva e até participar no processo de reabilitação.
A Traumatologia do Desporto tem como objetivos:
1. Conhecer as definições de lesão propostas e a ausência atual de consenso.
2. Classificar lesão desportiva, distinguindo diferentes mecanismos de lesão.
3. Conhecer a epidemiologia das lesões no Desporto.
4. Reconhecer o impacto e os elevados custos da lesão no Desporto.
5. Identificar fatores de risco para a ocorrência de lesões.
5.1. Identificar fatores potencialmente modificáveis, avaliando e desconstruindo o gesto específico como meio de identificar atletas em risco.
5.2. Reconhecer a existência de ferramentas de avaliação funcional e o seu papel no rastreio de lesões.
6. Reconhecer de forma genérica as lesões de sobrecarga e as lesões traumáticas mais comuns do desportista.
7. Definir concussão no desporto e reconhecer a ferramenta SCAT para a avaliação das concussões cerebrais. Identificar os aspetos chave na abordagem do atleta com concussão cerebral.
8. Descrever os sinais cardinais de inflamação.
9. Distinguir os sinais e sintomas que levantam ‘bandeiras vermelhas’ e que permitem reconhecer a necessidade de apoio médico e/ou encaminhamento do atleta lesionado.
10. Descrever os cuidados imediatos pós-lesão e a evolução dos mesmos.
11. Identificar orientações básicas para o regresso à atividade.
12. Reconhecer a Prevenção como forma de diminuir o impacto de uma lesão desportiva.
12.1. Identificar os diferentes níveis de intervenção.
12.2. Descrever os princípios gerais de prevenção de lesões.
12.3. Definir e identificar os elementos chave de um programa de prevenção de lesões.
12.4. Ser capaz de corroborar, desenhar e implementar corretamente um programa de prevenção de lesões.
13. Reconhecer os fundamentos da lesão aplicada à modalidade e ao gesto desportivo específico da mesma.
13.1. Descrever o padrão e perfil lesional das principais modalidades.
13.2. Identificar os fatores de riscos específicos da modalidade e diferenciá-los em extrínsecos e intrínsecos
Com estes benefícios surge o elevado risco de lesão músculo-esquelética e o impacto destas para o atleta, equipa que representa, família e, em última instância, sociedade em geral.
Este risco relaciona-se com uma complexa interação de variáveis que incluem fatores intrínsecos ao atleta e fatores relacionados com o meio que o envolve.
O conhecimento destes fatores e da forma como interagem entre si, associado ao aprofundado conhecimento da lesão, do gesto desportivo e dos mecanismos que estão na sua génese, podem permitir ao treinador reconhecer precocemente o atleta em risco, intervir de forma preventiva e até participar no processo de reabilitação.
A Traumatologia do Desporto tem como objetivos:
1. Conhecer as definições de lesão propostas e a ausência atual de consenso.
2. Classificar lesão desportiva, distinguindo diferentes mecanismos de lesão.
3. Conhecer a epidemiologia das lesões no Desporto.
4. Reconhecer o impacto e os elevados custos da lesão no Desporto.
5. Identificar fatores de risco para a ocorrência de lesões.
5.1. Identificar fatores potencialmente modificáveis, avaliando e desconstruindo o gesto específico como meio de identificar atletas em risco.
5.2. Reconhecer a existência de ferramentas de avaliação funcional e o seu papel no rastreio de lesões.
6. Reconhecer de forma genérica as lesões de sobrecarga e as lesões traumáticas mais comuns do desportista.
7. Definir concussão no desporto e reconhecer a ferramenta SCAT para a avaliação das concussões cerebrais. Identificar os aspetos chave na abordagem do atleta com concussão cerebral.
8. Descrever os sinais cardinais de inflamação.
9. Distinguir os sinais e sintomas que levantam ‘bandeiras vermelhas’ e que permitem reconhecer a necessidade de apoio médico e/ou encaminhamento do atleta lesionado.
10. Descrever os cuidados imediatos pós-lesão e a evolução dos mesmos.
11. Identificar orientações básicas para o regresso à atividade.
12. Reconhecer a Prevenção como forma de diminuir o impacto de uma lesão desportiva.
12.1. Identificar os diferentes níveis de intervenção.
12.2. Descrever os princípios gerais de prevenção de lesões.
12.3. Definir e identificar os elementos chave de um programa de prevenção de lesões.
12.4. Ser capaz de corroborar, desenhar e implementar corretamente um programa de prevenção de lesões.
13. Reconhecer os fundamentos da lesão aplicada à modalidade e ao gesto desportivo específico da mesma.
13.1. Descrever o padrão e perfil lesional das principais modalidades.
13.2. Identificar os fatores de riscos específicos da modalidade e diferenciá-los em extrínsecos e intrínsecos
- Trainer/in: Marta Maria Teixeira de Oliveira Massada
- Trainer/in: Maria Olga Fernandes Vasconcelos
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FADEUP
Ano Letivo: 2024/2025
Código: 606