A bioengenharia é uma disciplina que aplica princípios de engenharia de projeto e análise a sistemas biológicos e tecnologias biomédicas. Exemplos de investigação em bioengenharia incluem bactérias concebidas para produzir produtos químicos, novas tecnologias de imagiologia médica, dispositivos portáteis de diagnóstico de doenças e órgãos, tecidos e implantes de engenharia de tecidos.
Os estudantes de bioengenharia são formados em fundamentos de biologia e engenharia, que podem incluir elementos de engenharia elétrica e mecânica, ciência da computação, ciência dos materiais, química e biologia. Esta amplitude permite que alunos e professores se especializem nas suas áreas de interesse e colaborem amplamente com investigadores em áreas afins.
Os graduados seguem carreiras de sucesso na academia, na medicina e numa grande variedade de indústrias.

Para se atingirem estes objetivos, conhecer como funciona a célula e os tecidos é, pois, fundamental.
Na Unidade Curricular (UC) de Biologia Celular pretende-se que o estudante, numa perspetiva de biologia e fisiologia adaptadas à Bioengenharia:
-Adquira os princípios básicos das moléculas e de como interagem.
- Compreenda a diversidade celular.
-Adquira os princípios básicos de microscopia;
-Reconheça e compreenda a estrutura e função dos diversos componentes celulares e seja capaz de aplicar estes fundamentos básicos à dinâmica funcional das células e dos tecidos.
-Adquira conhecimentos no reconhecimento de tecidos em imagiologia e da importância da radiologia de intervenção.
Período: 2ºSemestre
Unidade Orgânica: FEUP
Ano Letivo: 2024/2025