OBJETIVOS O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências iniciais para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior. Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos, investigadores, monitores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.
PROGRAMA Mod 1 – Orientação no curso (online) 1.1. Preparação pedagógica de uma unidade curricular 1.1.1 Cálculo de ECTs, distinção e cálculo de horas totais, letivas e autoaprendizagem 1.1.2 Alinhamento construtivista do planeamento de uma UC Mod 2 - Objetivos de aprendizagem e competências. 2.1 Como escrever objetivos de aprendizagem. 2.2 Qual a diferença entre objetivos de aprendizagem e competências. Mod 3 - Estratégias de ensino para grandes turmas (teóricas). 3.1 Métodos e estratégias pedagógicas 3.2 Como estruturar uma aula para aumentar a eficácia do ensino/aprendizagem? Mod 4 - Introdução à avaliação da aprendizagem. 4.1 Regulamentos de avaliação 4.2 Componentes de avaliação 4.3 Que parâmetros de avaliação devem ser considerados quando preparamos a avaliação das aprendizagens dos estudantes (feedback, melhoria de classificação, T.E. e estudantes com NEE, …)
- Professor: Ana Cristina Ferraz Machado de Freitas
- Professor: José Fernando da Costa Oliveira