
A tutoria online assume um papel central na mediação da aprendizagem em ambientes virtuais. Esta formação, dirigida a técnicos envolvidos no apoio e orientação em contextos educativos a distância, visa desenvolver competências fundamentais para uma atuação pedagógica eficaz e centrada no estudante. Ao longo de duas sessões presenciais, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do e-tutor no processo de ensino-aprendizagem online, aprofundar conhecimentos sobre estratégias de comunicação e interação em ambientes virtuais de aprendizagem e explorar desafios concretos da prática tutorial.
O programa da formação estrutura-se em três módulos: começar-se-á por distinguir as funções do e-tutor face a outros intervenientes no processo educativo, identificando o seu papel, competências e responsabilidades. Seguidamente, abordar-se-á as dinâmicas de comunicação online, promovendo o uso consciente de diferentes ferramentas e estratégias de motivação. Por fim, serão analisadas dificuldades comuns na tutoria a distância e partilhadas boas práticas, incluindo estratégias para promover o envolvimento dos estudantes e métodos para manter a motivação e a presença ativa dos e-tutores ao longo do processo formativo.
A formação inclui ainda uma componente prática, na qual os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades simuladas na plataforma Moodle.
- Professor: Hugo Ribeiro
- Professor: Marta Pereira Ferreira Correia
- Professor: Marta Pereira Ferreira Correia